Atresia de Esôfago

Publicado por natashamourao em

Atresia de Esôfago

A atresia de esôfago é uma doença congênita associada a inadequada formação do esôfago e alguma vezes da traquéia.

O que é?

A atresia de esôfago (AE) é uma anomalia da formação e separação do intestino anterior e primitivo em traquéia e esôfago, que ocorre na quarta ou quinta semana de desenvolvimento embriológico. Há uma interrupção da luz esofagiana, podendo haver ou não comunicação entre este e a traquéia.

Epidemiologia

É a causa mais frequente de cirurgia torácica no recém nascido, com uma incidência de 1:3.000 nascidos e discreta predominância no sexo masculino e em brancos.

Tipos

  • Tipo A: atresia pura do esôfago, sem fístulas (8% a 10%);
  • Tipo B: atresia do esôfago com fístula entre o segmento esofágico proximal e a traquéia (0,9% a 1%);
  • Tipo C: atresia do esôfago com fístula entre a traquéia ou brônquio principal e o segmento distal do esôfago (53% a 84%);
  • Tipo D: atresia de esôfago com fístula entre a traquéia e tanto com o segmento proximal quanto com o distal do esôfago (2,1% a 3%);
  • Tipo E: fístula em “H” traqueoesofágica sem atresia do esôfago (4% a 10%).

Diagnóstico

À ecografia pré-natal, a atresia esofagiana pode ser sugerida pela presença de uma combinação de poliidrâmnio, reduzida quantidade de líquido intraluminal no intestino fetal e não visualização do estômago. Uma bolsa proximal distendida do esôfago atrésico pode ser visível.

O diagnóstico radiológico é baseado nos achados de radiografias de tórax em incidências frontais e em perfil, que revelam a extremidade proximal do esôfago em fundo cego distendida com ar. A avaliação radiográfica deve sempre incluir o abdome para comprovar a presença ou não de ar no trato gastrintestinal (indício de fístula distal).

Tratamento

Cirúrgico é esofagoplastia e tratamento de fistula quando  presente ou esofagostomia e gastrostomia .


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *