Coronavírus

Coronavírus

O coronavírus causa doença respiratória. Foi isolado em 1937, mas somente em 1965 foi nomeado como coronavírus , pois ao ser observado a microscopia apresenta formas em coroa. Foi identificado em janeiro na província de Wuhan na China.

Sinais e sintomas da doença

Os sinais mais comuns da infecção pelo coronavírus são febre (temperatura mais que 37,8º C), espirro, tosse, dor no corpo, dor na garganta e algumas vezes dificuldade respiratória. Vale ressaltar que existem pessoas com vírus que não apresentam sintomas, estes são chamados de assintomáticos.

Período de incubação

O período de incubação do Coronavirus é de cerca de 2 a 7 dias podendo chegar a 14 dias.

Modo de transmissão

A transmissão ocorre através de contato de pessoa para pessoas, ou através de objetos contaminados. Portanto, medidas de distanciamento social são eficazes para controle da disseminação da doença.

Sinais de alerta

A dificuldade para respirar é principal sinal de alerta, por isso se sentir dificuldade para comer, falar, extremo cansaço após pequenos passos deve-se buscar ajuda médica imediatamente.

O diagnóstico pode ser feito com amostras de sangue, fezes ou secreções nasais, através de testes sorológicos, PCR (Reação em Cadeia da Polimerase) ou cultura viral.

Prevenção

As medidas de prevenção incluem higienização das mãos lavando com água e sabão, utilizando álcool, não tocar os olhos, boca e nariz com as mãos sujas, cobrir na- riz e boca ao tossir ou espirrar. E distanciamento social !

Notificação

Notificação compulsória da doença!

Para pacientes com sintomas leves é recomendado repouso em casa e medidas de proteção da família.

Para pacientes com quadro de dificuldade respiratória é imprescindível buscar orientação e ajuda médica.

Categorias: Infectologia